Como está a gestão financeira da sua empresa? Os registros de receitas e despesas estão sendo feitos adequadamente?

A auditoria contábil é um processo que existe justamente para analisar a situação financeira de uma empresa, e permite atestar a fidelidade e precisão dos seus registros contábeis, identificar falhas de controle e possíveis fraudes, irregularidades na gestão, além de apresentar recomendações para melhorá-la. 

O processo é realizado a partir da análise minuciosa de documentos contábeis e de inspeções internas, contando ainda com a apuração de informações junto a fontes externas, como a Receita Federal ou instituições bancárias. Podem ser auditados o fluxo de caixa, o balanço patrimonial e a Demonstração de Resultado de Exercício (DRE).

Leia também: 5 benefícios de utilizar outsourcing contábil em sua empresa

Quem deve contratar uma auditoria contábil?

A auditoria contábil pode ser realizada em empresas de todos os portes e segmentos, que desejam ter essa análise aprofundada da sua gestão financeira.

Entretanto, ela é obrigatória para organizações de grande porte, de acordo com a Lei 11.638, Art. 3º, que estabelece:

Art. 3º. Aplicam-se às sociedades de grande porte, ainda que não constituídas sob a forma de sociedades por ações, as disposições da Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, sobre escrituração e elaboração de demonstrações financeiras e a obrigatoriedade de auditoria independente por auditor registrado na Comissão de Valores Mobiliários.

Parágrafo único. Considera-se de grande porte, para os fins exclusivos desta Lei, a sociedade ou conjunto de sociedades sob controle comum que tiver, no exercício social anterior, ativo total superior a R$ 240.000.000,00 (duzentos e quarenta milhões de reais) ou receita bruta anual superior a R$ 300.000.000,00 (trezentos milhões de reais).

A obrigatoriedade também se estende para empresas que gozam de benefícios fiscais, as sociedades anônimas de capital aberto, os fundos de pensão, as instituições financeiras, as seguradoras, entre outras.

Por que contratar uma auditoria contábil?

A auditoria contábil é essencial para conhecer a real situação econômica e financeira da instituição, além de assegurar a fidelidade dos registros e proporcionar credibilidade às demonstrações contábeis e a outros relatórios da administração.

Outras principais vantagens da auditoria contábil são:

  • Protege a empresa contra fraudes;
  • Identifica gastos excessivos;
  • Contribui para o controle de bens, direitos e obrigações;
  • Proporciona tomada de decisão baseada em dados e processos;
  • Reduz a ineficiência, a negligência, a incapacidade e a improbidade;
  • Analisa a correta aplicação de recursos para fins sociais e ambientais, certificando a confiabilidade dos dados;
  • Verifica o cumprimento das obrigações fiscais, prevenindo possíveis penalidades;
  • Aponta melhorias para gestão financeira e processos.

Quer ter um diagnóstico minucioso de especialistas sobre a situação econômica e financeira da sua empresa e ficar assegurado de todos esses benefícios? Entre em contato conosco e saiba mais sobre auditoria contábil e como contratar.