Mais do que o recolhimento de documentos e guias fiscais, emissão e entrega de guias de impostos, é um trabalho que faz a diferença para a atuação no mercado e consequente sucesso das empresas. Isso é feito por meio da Contabilidade Consultiva

 

Podemos defini-la como um modelo em que o escritório de contabilidade estabelece um relacionamento de maior proximidade com os clientes, numa interação mais produtiva, por meio de análises, diagnósticos e estudos que auxiliam na tomada de decisão para o sucesso das organizações. O escritório passa a ser um aliado de primeira hora, focado em soluções e resultados, gerando muito mais confiança. 

 

É uma nova forma de exercer a atividade contábil, onde os profissionais oferecem uma visão estratégica e personalizada a partir das informações geradas a partir dos registros, dados, números e outros fatores, algo que contribui diretamente para o crescimento do negócio. 

Leia também: Entenda o que é compliance e quais são suas vantagens

Neste modelo, a tecnologia e a inovação ocupam lugares de destaque. A automação de diversos processos, como  integração do sistema financeiro dos clientes com a contabilidade,  a geração eletrônica de indicadores financeiros, captura automática de notas fiscais nos setores de comércio e serviços, e o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), da Receita Federal, que livra o contribuinte de perder horas preenchendo pilhas de papel e permite ao contador fazer o processo online, são alguns bons exemplos. 

 

No mercado há 12 anos, a Rossoni Consulting, grupo de empresas especializadas em serviços técnicos (administrativo, contábil, fiscal e jurídico) e atuação reconhecida em diversos segmentos, tem metodologia própria na área de Contabilidade Consultiva: a 3C.

 

O primeiro ponto é a Redução e Otimização de Custos do Negócio:

Com o planejamento tributário e societário, reestruturação para para diminuir o ônus com tributos por meio da elisão fiscal (pagar menos impostos sem sonegar).

 

O segundo ponto da metodologia é Criação de Valor/Modelagem do Negócio:

Mapeamento de todos os processos financeiros e administrativos e definição das melhores estratégias, definição das estratégias mais adequadas para melhoria e elaboração de indicadores de desempenho. 

 

O terceiro ponto é o Crescimento Contínuo:

Processo em que a Rossoni acompanha e analisa as estratégias implementadas na empresa e auditoria em processos administrativos e contábeis. 

Leia mais: Quais as diferenças entre consultoria contábil, financeira e tributária?

Focada no desenvolvimento de soluções personalizadas e completas, a Rossoni conta com equipe multidisciplinar (contábil, econômica, financeira e jurídica) e está pronta para ser a parceira que a sua empresa precisa. Todos os benefícios da Contabilidade Consultiva estão ao alcance do seu negócio!