Uma boa implementação de um home office pode fazer desta modalidade um sucesso em nosso país, visto que essa atividade é mais comum nos países estrangeiros. São inegáveis as vantagens do trabalho em casa: economia do vale transporte, benefícios ecológicos (uma vez que você não precisa se deslocar). Entretanto, como qualquer processo implementado, é preciso ter uma estratégia.

 

Providencie os materiais necessários

 

Dependendo da área da sua empresa, os colaboradores precisarão de equipamentos específicos como: notebook, webcam, fones, entre outros. Usualmente, as empresas oferecem incentivos como auxílio para fatura elétrica, acréscimo do valor do vale-transporte, entre outros benefícios.

Segurança de dados

Apesar do trabalho remoto, o colaborador continuará acessando dados importantes e até mesmo confidenciais para sua empresa. Portanto vale pensar em medidas que venham eventualmente quebrar o sigilo destas informações. 

 

Leia mais: LGPD: o que é e como pode afetar a sua empresa

 

Acompanhamento de desempenho

 

É muito importante que os funcionários de uma empresa estejam com as tarefas monitoradas para controle de prazo e também desempenho. Muitas companhias optam pelo uso de softwares que acompanham tarefas no processo do home office. Afinal, é preciso clareza para controlar prazos e demandas a serem cumpridas.

 

Boa comunicação

 

Os colaboradores precisam estar cientes sobre as políticas de home office, quanto mais específicas e diretas elas forem, menos são os ruídos na comunicação. Um conjunto de regras é uma ótima opção para atualizar seus funcionários sobre direitos e deveres.

Gostou das dicas? Fique de olho em nosso blog para mais informações sobre este e outros tópicos.